As tributações e impostos em produtos importados



Normalmente, encontramos na internet e principalmente em órgãos de defesa do consumidor, pessoas reclamando a respeito de tributos de importação cobrados ao tentar retirar seus pacotes nos correios.

Tendo como intuito ajudar essas pessoas, que de certa forma se sentem enganadas por empresas que vendem aparelhos celulares e outros objetos abaixo do preço do mercado, mas que surpreendem seus clientes quando os fazem descobrir que existem taxas a serem pagas pelo comprador (fato que o comprador muitas vezes nem sabe). Se você quer saber melhor sobre os principais sites que surpreendem seus clientes com esse tipo de atitude acesse o artigo “Entendendo os principais sites de venda de celulares do Brasil”.

Mas voltando ao assunto, é para que você tome precauções para não cair nessas armadilhas, que fiz esse artigo. Abaixo estão listados os principais tributos que você tem de pagar ao importar produtos de fora do país.

Ao importar de outros países, você só não paga impostos sobre produtos abaixo de 50 dólares o que ultrapassar esse valor serão cobrados os seguintes impostos:

  •  60% sobre o valor do (produto + frete).
  • Mercadoria para fins de revenda será cobrada o ICMS, que varia a cada Estado e pode chegar a até 18%.
  • O fiscal da receita federal irá decidir se o valor declarado na nota é compatível com a mercadoria e, caso não seja, ele tem total liberdade para estipular um novo valor e então aplicar os impostos.
  • Pessoa física não pode ultrapassar o valor máximo de 3000 dólares.
  • Se a mercadoria ultrapassa o valor de 500 dólares, você deve procurar um agente de importação ou um despachante para cuidar da negociação.

Esses impostos quando colocados na ponta do lápis chegam a somar quase 95% do valor inicial do produto em alguns casos até ultrapassam esse teto, por isso antes de comprar da china, dos estados unidos ou de qualquer outro país você deve atentar para o fato da existência desses impostos, fazer as contas antes de comprar e analisar se realmente vale a pena. 
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.