HISTÓRIA DA RÁDIO DIFUSORA RORAIMA


 
HISTÓRIA DA RÁDIO DIFUSORA RORAIMA

Baseado na monografia do jornalista Francisco Cândido
e em dados fornecidos pele gestão atual

Até a metade da década de 50, o Território Federal do Rio Branco era uma das poucas Unidades da Federação que ainda não dispunha de uma emissora de Rádio. Esta era uma das principais reivindicações do povo e uma das preocupações dos governantes locais, sendo que a grande oportunidade surgiu em julho de 1955, quando o então candidato à Presidência da República - Juscelino Kubtchek de Oliveira - esteve em Boa Vista
O Governador - na época, Auris Coelho e Silva serviu de porta-voz do povo solicitando ao candidato que viabilizasse a instalação de uma usina de energia elétrica e de uma emissora de rádio.
Eleito e empossado em 1956, Juscelino cumpriu as promessas mandando construir uma termoelétrica no bairro Rói Couro - hoje bairro São Pedro, e por meio de decreto Presidencial, criou a Rádio Roraima.
Nesse mesmo ano , no governo de José Maria Barbosa, tiveram início as atividades da Radio Difusora de Roraima (com capacidade de 1 Quilowatt); sob a administração do Prof. Vidal da Penha Ferreira e locução de Valdemir Cavalcante.
No final de 1956 início de 1957, a emissora foi montada em uma sala de um dos pavilhões internos da divisão de Educação, hoje secretaria estadual de educação, Cultura e Desportos. No dia 4 de janeiro de 1957 com a denominação de Radio difusora Roraima - ZYA - 1 (na freqüência de 4.875 KHZ e com um Kw de potência) a emissora começava suas atividades com status de " Rádio ".
A direção ficou a cargo do professor Vidal da Penha Ferreira e como diretor artístico o maestro Dirson Félix Costa. A programação era constantemente prejudicada, várias interrupções aconteciam devido ao racionamento de energia elétrica imposto pelo governo.
A Difusora entrava no ar às seis horas e entre as nove e onze horas interrompia suas atividades. Havia ainda um segundo intervalo no período das duas da tarde até às sete horas da noite, quando após este horário começava o Programa "O Mensageiro do Ar " e a programação prosseguia normal até às vinte e três horas.
No dia 04 de janeiro de 1957, a emissora foi oficialmente inaugurada com a presença do Presidente Juscelino Kubitcheck de Oliveira. Houve discursos e manifestação estudantil.
Em 2007, na administração do governador Ottomar Pinto, a direção da Rádio Roraima passou para o radialista Barbosa Júnior, que continua comandando a emissora, sendo que agora na administração do atual governador, Eng. Anchieta Júnior.
A emissora está ligada à Coordenação de Comunicação do Governo do Estado, representada pelo jornalista Rui Figueiredo.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.