O Jornalismo Cultural




Difundir a cultura existente entre os povos é a maneira do Jornalismo Cultural, onde se faz ferramenta para o discurso da arte: música, pintura, cinema, tradições populares, etc.
No Brasil, as manifestações culturais são diversas e também, muito ricas de simbologia. E, isso, ocorre das influências de diferentes povos conviverem aqui, como, portugueses, africanos, libaneses, japoneses, e principalmente, da rica cultura indígena oriunda.
Jorge Rivera (1995, p.19) vê o Jornalismo Cultural como objeto deste tipo de cobertura uma área complexa e heterogênea de meios, gêneros e produtos que abordam com propósitos criativos, críticos, reprodutivos ou de divulgação o terreno das belas artes; letras; as correntes do pensamento das ciências sociais e humanas, a chamada cultura popular. Além de estar relacionada a muitos outros aspectos que têm a ver com a produção, circulação e consumo de bens simbólicos.
Já para Ivan Tubau (apud VILLA, 2000, p.2), o “Jornalismo Cultural é a forma de conhecer e difundir os produtos culturais de uma sociedade através dos meios de comunicação de massa”.
Nos cadernos de jornais relacionados à Cultura, comumente encontram-se lançamentos de filmes, informações sobre exposições de arte, locais históricos, entre outros.
Mas, pela identidade cultural do brasileiro, esta se confunde também, com modismos passageiros, frutos de diversas ocasiões, que dão a perder o referencial do que, de fato, é importante como valor cultural. Então, estas ocasiões passageiras e dispensáveis, ou ainda, ‘descartáveis’ – proporcionam um impacto profundo na sociedade, no que se refere à cultura local.
A isso, o estrangeirismo intransigente acaba por deslocar a comunicação de uma realidade de princípios naturais, de tempos que já formaram a identidade de um grupo, território, nação. As transformações “impostas”, comumente pelo mercado, auxiliam nesta idéia de deslaço cultural.
Nesse contexto, o jornalista torna-se o responsável por separar o “joio do trigo” e não se corromper pelo que a mídia em geral considera cultura. Daí, a responsabilidade do profissional, a partir dessa noção é imensa.
Muito do que contraria o conceito original de cultura, surge não só na TV, rádio, revistas e jornais, mas da internet - pala evolução da tecnologia. Porem, esta também é uma ferramenta (meio) de considerar a verdade de algumas culturas (identidade) – pela acessibilidade das informações. Por isso, é mais um elemento de observação.
Para María J. Villa (1998), uma concepção mais superficial define que a cultura é proveniente do conhecimento e, geralmente, aplicada a um grupo de pessoas que detêm o “saber” e o “bom gosto”.

Ao conceito de cultura um gama de significados como: 1) estado de desenvolvimento da mente (uma pessoa culta); 2) os processos deste desenvolvimento (os “interesses culturais” ou os “processos culturais”) e 3) os meios destes processos (as artes e as “produções intelectuais”). (VILLA, 2000, p.5).

E, claro, como ferramenta fundamental também, para a inclusão do conceito de cultura, está o trabalho do profissional jornalista (desse ramo). Que trabalha na visão das classes sociais, das crenças, da noção da beleza, do emocionante, do intrigante, da raça, do movimento, do desenho, da música, das palavras... Tudo isso, no seu ato de escrever a matéria, onde ele permite (deixa) ao alcance de todos - o papel da cultura.
O jornalismo cultural é a oportunidade de apresentar ‘um mundo novo’ também, de possibilidades a seus leitores. A cultura é propriedade nossa. É o retrato de muitas sociedades. E como tal, a todos, deve estar ao próximo.


REFERÊNCIAS:

RIVERA, Jorge B. Periodismo cultural. Buenos Aires: Paidos, 2000.

VILLA, María J. Una aproximacíon teórica al periodismo cultural, Revista Latina de Comunicación Social, Nov 2000, n. 35 La Laguna (Tenerife). Disponível em: www.ull.es/publicaciones/latina/argenti na2000/09villa.htm. Acesso em 07 out 2011.

M Sales – estudante de jornalismo da UFRR
(07/10/11)
Reações:

5 comentários:

  1. primeiramente vim parabenizar pelo blog e claro adorei essa postagem muito legal msm e claro fico feliz por me add e se puder me visite mais vezes acesse e se puder me segue que eu estou te seguindo tbm ok

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com


    grato

    junior

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. venham conferir preços de celulares, informatica, games livros e papelarias pelo rr eletros venha conferir acesse
    www.rreletros.com.br/loja/juniorcis

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.