Legião Urbana



O grupo brasiliense de rock Legião Urbana (1982-1996) produziu um total de 13 álbuns (entre discos de estúdio, ao vivo e coletâneas, fora os compactos) nos 14 anos de carreira do grupo, que encerrou suas atividades com a morte do vocalista Renato Russo
Um dos grupos de rock mais importantes para o movimento BRock, o Legião Urbana surgiu em Brasília em 1983, numa época fértil do cenário roqueiro da capital federal. A origem do grupo vem da banda punk Aborto Elétrico, integrada por Renato Russo no final dos anos 70. A Russo, vocalista e baixista, juntaram-se o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, que integraram o clássico trio. O baixista Negrete participou de alguns discos históricos, como "Que País É Esse?", e de muitos shows. Nos anos 80 passam a fazer sucesso fora de Brasília, tocando principalmente no Circo Voador (Rio de Janeiro) e emplacam de cara algumas de suas mais famosas, como "Que País É Esse?", "Geração Coca-Cola", e "Ainda É Cedo". O primeiro compacto foi lançado em 1985, com "Será", e obteve ampla aceitação do público jovem em todo o Brasil. A partir daí o Legião Urbana se tornou uma febre, angariando milhares de fãs nas décadas de 80 e 90 e sendo considerada a maior banda de rock do país. No total foram oito discos lançados até a morte do vocalista Renato Russo, em 1996, vítima de Aids. Russo gravou também dois discos como cantor, um com músicas italianas e outro lançado postumamente. Sua morte reativou uma espécie de mitologia sobre seu nome, tornando-o um ídolo entre adolescentes que sequer acompanharam a fase mais popular do Legião Urbana. Alguns dos maiores sucessos do Legião Urbana foram "Quase sem Querer", "Eduardo e Mônica", "Faroeste Caboclo", "Pais e Filhos", "Meninos e Meninas" e "Angra dos Reis".

 

Discografia

COMO É QUE SE DIZ EU TE AMO

EMI Music - 2001

ACÚSTICO LEGIÃO URBANA

EMI Music - 1999

UMA OUTRA ESTAÇÃO

EMI Brasil - 1997

A TEMPESTADE

EMI-Odeon - 1996

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

EMI-Odeon - 1993

MÚSICA PARA ACAMPAMENTO

EMI-Odeon - 1992

V

EMI-Odeon - 1991

AS QUATRO ESTAÇÕES

EMI-Odeon - 1989

QUE PAÍS É ESTE ? - 1978/1987

EMI-Odeon - 1987

DOIS

EMI-Odeon - 1986

LEGIÃO URBANA

EMI-Odeon - 1985
Coletâneas

MAIS DO MESMO

EMI Brasil - 1998
Solos

BUFO & SPALLANZANI - Trilha sonora original do filme

Universal Music - 2001

O BARCO ALÉM DO SOL

Trama - 2000

O ÚLTIMO SOLO

EMI Music - 1997

EQUILÍBRIO DISTANTE

EMI-Odeon - 1995

THE STONEWALL CELEBRATION CONCERT

EMI-Odeon - 1994
 Fonte: http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/legiao-urbana
Reações:

2 comentários:

  1. Cara, sou doido por esta banda, alias, pelas musicas, consegui o que dizem ser a coletania completa dele. Pra mim entre as melhores, vento no litoral, clarisse e metal contra as nuvens essas eu adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denis agradeço a sua participação.

      Essa banda é mesmo uma lenda, também possuo uma coletânea deles, da banda e do renato russo depois de estar em carreira solo. As musicas deles são tão ricas em cultura que vai demorar muito até que as pessoas esqueçam, além do mais mesmo depois da banda ter chegado ao final, ainda sim conseguem conquistar as novas gerações que nem puderam acompanhá-los de perto.

      Excluir

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.