Equipamentos Diversos usados na Construção Civil



 Vibrador de Concreto– Equipamento utilizado no adensamento do concreto, evitando-se bolhas de ar que prejudicam na resistência, impermeabilização e durabilidade do mesmo. Em obras de construção civil, após o preparo do concreto, recomenda-se o adensamento com a utilização de vibradores de concreto. Já na fabricação de pré-moldados, como mourões, placas e peças de concreto em geral, pode-se também utilizar as mesas vibratórias e os vibradores de parede ou coluna.

Bomba de Concreto – Equipamento destinado a impulsionar o concreto usado na construção civil, como complemento às atividades de uma betoneira, principalmente em construções de grande porte, como edifícios e prédios em geral. O concreto deve ser bombeável, ou seja, na forma semipastosa, caso contrário entope a bomba causando danos irreversíveis ao equipamento e seus componentes.

Guindaste – Um guindaste, grua ou guincho é uma máquina usada para erguer e carregar materiais pesados. Uma variante deste, com a mesma função, é conhecida como ponte rolante. É constituído normalmente por uma torre equipada com cabos e roldanas que é usada para levantar e baixar materiais, habitualmente nas indústrias da construção civil, fabrico de equipamento pesado, portos marítimos, etc. Na construção civil, os guindastes são geralmente estruturas temporárias fixadas ao chão (chamadas gruas) ou montadas num veículo especialmente concebido (guindaste propriamente dito).

Martelo Hidráulico – Equipamento com capacidade de cravação de estacas de concreto ou metálicas de diversas seções. Possui uma torre guia que pode chegar aos 22 metros, o que possibilita a cravação de estacas de até 17 metros sem a necessidade de emendas.
Exemplo: Martelo Hidráulico PM20 - Equipamento importado da Finlândia, com a mais alta tecnologia, garantindo agilidade e velocidade na execução de fundações profundas, com capacidade para cravar estacas inclinadas em diversas direções. Sua base gira 360º em relação às esteiras retráteis, contraindo-se para viabilizar o seu transporte e alongando-se para as laterais, o que aumenta a sua estabilidade. Seu martelo hidráulico HHK-4 possui um pilão de 4 toneladas, trabalhando com alta freqüência de golpes e proporcionando uma excelente produtividade.

Estacas-hélice – Estacas de concreto montadas “in loco”, executadas através da introdução de um trado helicoidal contínuo no solo, sendo que este trado possui um tubo interno pelo qual se realizará a concretagem simultaneamente a retirada do solo, evitando assim o desconfinamento do mesmo.
Exemplo: Máquina perfuratriz SOILMEC CM-48 - Equipamento com capacidade para execução de estacas com diâmetros de 30, 40, 50, 60, 70 e 80 cm com profundidades que vão até 23,5 metros. A monitoração eletrônica é feita por computador e programas, fornecendo dados como velocidade de avanço da perfuração, velocidade de rotação, torque na perfuração, velocidade de subida do trado, pressão de injeção do concreto, volume de concreto injetado, além de traçar um perfil da estaca executada.



Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.