Veículos equipados e pesados usados na Construção Civil


 
Dumper – é um equipamento utilizado para o transporte de materiais, como concreto, terra, entre outros. Também conhecido como dumper ou jeguinho, tem motorização a diesel ou gasolina, podendo ter basculamento por gravidade ou hidráulico. Ideal para o transporte horizontal pode puxar carretas auxiliares e ter acessórios, tais como engates, torres de iluminação, betoneira, misturadores, carregador, etc. As capacidades são variáveis, existindo desde 500 litros até dezenas de toneladas.

Retro-escavadeira – escavadeira é a designação genérica aos vários tipos de máquinas de escavar, de revolver ou remover terra ou de retirar aterro. É também conhecida como escavador, escavadora ou pá mecânica.
Exemplo: Escavadeira Hidráulica CX - O projeto da CX220 contempla engenharia de ponta com os mais modernos conceitos tecnológicos e ergonômicos. Um avançado sistema de inteligência artificial, comandado pelo computador de bordo, gerencia todas as funções hidráulicas, otimizando a potência hidráulica instalada para obter o máximo de produtividade, com a maior eficiência e o menor consumo. Os braços, super-reforçados para trabalhos pesados, suportam os mais severos esforços e, juntamente com o sistema hidráulico de alta capacidade, asseguram uma excelente força de escavação e levantamento. A CX220 oferece três opções de braço de penetração: 2.400, 2.940 e 3.500 mm, com braço monobloco de 5.650 mm. E ainda um conjunto de braços monobloco e penetração de longo alcance, de 15,8 metros.

Rolo Compressor – equipamento de pavimentação e terraplanagem utilizado na rolagem de solos, e composto de um ou vários cilindros metálicos de grande diâmetro formando rodas, montados sobre um chassi.
Exemplo: Rolos Combinados CC 422C - Rolo articulado combinado com a possibilidade de direção pivotada no módulo traseiro (opcional), possibilitando deslocamento lateral de 500 mm. É ideal para compactação de Concreto Rolado, mas também apresenta excelente desempenho na compactação de brita e bases. Possui quatro pneus lisos na parte traseira no lugar do cilindro. As rodas traseiras são tracionadas em pares por motores de tração separados, reduzindo o risco de danos no asfalto, principalmente nas curvas acentuadas.

Motonivelador – Máquina de terraplanagem equipada com uma lâmina móvel de perfil curvo.

Exemplo: Motoniveladora 845 - Motoniveladora de alto desempenho e elevada produtividade, está equipada com motor de grande potência, elevado torque e baixo consumo. Seu capô basculante, de forma arredondada, proporciona harmonia no design, fácil acesso aos componentes internos e, principalmente, total visibilidade em trabalhos com implementos traseiros. A lâmina central da motoniveladora 845 possui um perfil multirraios (Roll-Away)
que permite um corte sem esforço, já que o material cortado é rolado ao invés de empurrado. Assim, os esforços decorrentes são reduzidos e o resultado é a menor demanda de potência, menor consumo de combustível e maior vida útil dos componentes. E ainda, como características de projeto, a motoniveladora 845 possui, além de articulação dianteira, uma cabine ampla, confortável, com comandos e alavancas ergonomicamente posicionados.




Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.