Filmes cults: dicas de filmes cults dos mais famosos aos mais desconhecidos

O cinema revela algo muito além do entretenimento. Fora do circuito da indústria cinematográfica hollywoodiana, temos uma subcategoria, podemos assim dizer, que além de todo aspecto criativo,oferece  roteiros bem elaborados, atores não necessariamente conhecidos do grande público e temáticas focadas na essência do cinema como arte.

Estes são os filmes “cults”, que ganham este status pro se diferenciar dos chamados “blockbusters”.

No entanto, se engana quem acredita que estes filmes sejam fracasso de público ou de acesso restrito a meia dúzia de cinéfilos alternativos. Neste artigo, separamos algumas dicas de filmes cults dos mais famosos aos mais desconhecidos, para que sua visão sobre a sétima arte se amplie cada vez mais, confira!
Cultuado por toda uma geração e com potencial para as próximas e as seguintes, Quentin Tarantino pode ser considerado o diretor e roteirista “top” entre os considerados “cults”.
A lista de sucessos no cinema dirigidos, escritos ou com a participação do mestre  ( que também atua esporadicamente) é considerável:
  • ·         Um drink no inferno -1996: ao lado de George Clooney e Juliette Lewis, este foi um dos filmes que consolidou de certa forma, a carreira de Tarantino. Um filme de Vampiro completamente às avessas ao neo-vampirismo Crepúsculo.


  • ·         Pulp fiction- 1994 : além de cultuado, virou referência inclusive para o universo fashion. Baseado na temática pulp nos remete aos livros de Bukowski e oferece ao público os elementos característicos de Tarantino: referências a outros filmes clássicos, violência e humor. Destaque para as atuações de Uma Thurmam, John Travolta e do próprio Tarantino que faz uma ponta.

  
  • ·         Kill Bill volume 01 e 02 – 2003/2004 : a heroína da vez é Uma Thurman, que faz da vingança, seu estilo de vida. Aqui as referências são ainda maiores, sendo um prato cheio para os estudiosos da sétima arte. Pra citarmos apenas uma das referências, o macacão amarelo utilizado por Uma Thurmam é semelhante ao de Bruce Lee em um de seus filmes.


 Arte, ficção científica e indicações ao Oscar: o poder dos cult movies

Não importa a data em que foram filmados e lançados, estes filmes possuem a magia do elemento clássico, que os faz parecer sempre novos e contextualizados com o seu tempo.
Muitos destes filmes alcançaram sucesso no mundo todo, sendo até mesmo, indicados ao prêmio maior do cinema, o Oscar:
Reações:

2 comentários:

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.