A evolução dos games: consoles antigos das décadas de 60, 70 e 80.

Hoje é possível acessá-los de todos os lugares possíveis. Seja no seu celular, smartphone, tablets, computador, console, e acredite, é possível jogá-lo até mesmo tendo como tela um edifício em plena Avenida Paulista em São Paulo. Sim, estamos falando dos vídeo game, este verdadeiro fenômeno do entretenimento , capaz de agradar crianças e adultos de todas s faixas e idade.

Cada dia mais impactantes, com inteligência artificial e bem próximos de nossa realidade, com gráficos de última geração e alta resolução, nem sempre o mundo dos games foi assim.
Para chegar neste alto nível tecnológico, anos de pesquisa e desenvolvimento foram necessários.
Você meu amigo fã de games, já parou pra pensar como era o primeiro console? Quais eram os jogos preferidos de seus pais e avós? Fizemos uma viagem no tempo e garimpamos alguns itens bem interessantes do passado do vídeo game.

Desbravador da tecnologia em games: O Brown Box

Seria ele o tataravô do X-Box? Não é exagero fazermos tal alusão com o Brown Box. Lançado no ano de 1967, este console foi criado pelo pai dos games Ralph Baer. Podendo ser ligado a qualquer televisor, ele possuía apenas 6 games, a maioria do universo dos esportes, como tênis e handebol.
Seu visual era o máximo para a época, porém, nos dias de hoje, seria chamado de rústico e vintage, parecendo mais um caixote quadradão.

O vídeo-game caseiro: Magnavox

Representando a evolução de seu antecessor em 1972, a tecnologia do Magnavox Odyssey é obviamente, bem primitiva se comparada aos padrões atuais. Como curiosidade, os estudiosos comparam o console como o cinema mudo, tendo em vista que não era possível ouvir os sons dos jogos.

Atari: um dos grandes ícones dos gamers

As futuras gerações do Magnavox deram início a uma competição no setor e em consequência um dos mais fabulosos consoles que já tivemos: Atari.
Se hoje ele soa datado e “cool”, sempre presente em festinhas temáticas dos anos 80, houve um tempo em que ele revelava o máximo em tecnologia e entretenimento. Não é a toa que o Atari está presente na memória afetiva de muita gente e até hoje deslumbra crianças e pessoas de gerações posteriores, que tomam contato com o console pela primeira vez.
Grandes clássicos dos games foram lançados para o Atari, como Enduro, Pac-man, Pitfall, basquete, boxe, ping pong, entre outros.

Nintendo : referência

Entre 1978 e 1980 a Nintendo bateu de frente como Atari. Melhor capacidade gráfica, de cores e a popularização da TV colorida, alavancaram o sucesso da empresa, que até hoje é uma das principais dentro do segmento de games em todo o mundo.
É interessante pensamos no quanto a tecnologia evolui, pegando como referencia os consoles antigos. Se hoje já é inimaginável conceber um jogo sem gráficos realistas, e antes nem áudio ou cores tínhamos!
Esta reflexão nos faz levantar a seguinte questão: o que esperar para o futuro do vídeo game? Até onde a tecnologia poderá nos levar? Façam suas apostas!
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.