Conheça alguns celulares que marcam 40 anos da evolução da telefonia móvel

Eles estão pro todos os lugares, até mesmo nos mais inusitados. Tem gente que não desgruda deles nem pra ir ao banheiro! Os celulares hoje estão entre os itens tecnológicos mais utilizados pelas pessoas.
Concebidos originalmente para que pudéssemos nos comunicar em movimento, com o sérico de SMS (o popular torpedo) e posteriormente a troca de dados e internet móvel, a tecnologia do telefone celular que comemora 40 anos revela uma evolução absurda se compararmos à época de seu lançamento.
Vamos relembrar (ou conhecer) alguns modelos importantes antes do surgimento do iPhone?

Tijolada tecnológica

Ele era chamado de maneira maldosa de tijolo e marmita , mas na verdade, o Motorola DynaTAC 8000x, lançado em 1983 representou o “must” da comunicação móvel naquele contexto oitentista. A primeira chamada pública de um telefone celular se deu por meio de um protótipo deste modelo, ainda na década de 70, pelo engenheiro da Motorola Martin Copper.
Imagine um aparelho com 33 centímetros ( portátil??) e 600 gramas de peso, aproximadamente? O valor atualizado para os dias de hoje era o de mais ou menos 10.000 dólares!
Diminuindo o tijolo: MicroTAC 9800X
Este modelo era apelidado carinhosamente de tijolinho. Lançado do ano de 1989, ele é a evolução do DynaTac, na versão micro. Foi a primeira vez que se proferiu a expressão pocket cell ou telefone de bolso.
A tecnologia da frente estilo flip e o tamanho, diminuído em 11 centímetros, deram as diretrizes do que poderia se esperar para o futuro da tecnologia de telefonia móvel: celulares cada vez menores.

Parente mais próximo do iPhone: Simon

Este modelo de 1994 chegou causando. À frente de seu tempo, o Simon tinha touch screen e sistema operacional. Algo que hoje é comum, mas que na época causava impacto na galera.

Terceira geração Motorola: StarTAC 130

Bonito, estiloso, compacto e inovador. O diferencial deste modelo Motorola era o design, chamando a atenção para este aspecto que deveria andar de mãos dadas com os avanços tecnológicos. Sem dúvida, um divisor de águas e um dos gadgets mais importantes da história.

O teclado QWERTY: BlackBerry

Responsável direto pela popularização da escrita e digitação em celulares. Lançado em 1999 como um pager, o BlackBerry foi lançado na versão celular em 2002. A tecnologia do teclado QWERTY foi então, copiada pelos demais fabricantes.

Top de vendas: Nokia

Simplicidade, fácil de usar, sem firulas e o mais importante: preço baixo. Receita infalível, que caiu no gosto dos consumidores e fez do Nokia 1100, lançado em 2003, um fenômeno de mercado.

Antes do iPhone: Nokia N70

Sofisticado, com aplicativos e a presença de 2 câmeras, este modelo de 2005 popularizou o registro fotográfico nas redes sociais da época ( dá-lhe Fotolog). Rádio FM e tocador de mp3 também apontavam as diretrizes que iriam posteriormente, ser levadas para níveis extremos de tecnologia por meio do iPhone.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.