Moda e estilo: as Pin Ups

Atraentes, exóticas, e sex appeal inigualável. Ícone da sensualidade dos anos 50 e 60, as Pin Ups de hoje evoluíram, com doses extras de certo erotismo e corpos tatuados.
Podemos dizer que o estilo pin up é um dos mais democráticos dentro da moda e estética, tendo em vista que não é preciso seguir aquele padrão utópico de passarelas (meninas super magrelas) para ficar dentro deste estilo.
Mas afinal, o que caracteriza o visual pin up? Qual a sua origem e as principais representantes deste modo de se vestir e estilo de vida? É o que veremos a seguir.

A origem da estética “pin up”

Hoje o termo é amplamente divulgado pela mídia, internet e redes sociais em geral. Para muitas pessoas, o primeiro conato com a cultura e estilo “Pin Up” se deu por meio da cantora Pitty, considerada uma Pin Up, utilizando desde os trajes e acessórios, até mesmo o corte de cabelo.
Na verdade, a origem do termo está lá atrás, mais precisamente com a explosão das fotos sensuais na década de 30. No entanto, de acordo com a estética e significado que o termo incorporou com o passar dos anos, desde 1910 já podemos encontrar mulheres consideradas exemplos do que viria a ser uma Pin Up.
Impossível falarmos sobre as Pin Ups sem citar o artista plástico Alberto Vargas, para muitos, o idealizador do universo Pin Up. Ele começou a retratar em pinturas, belas mulheres norte-americanas, isso em 1916. Seus trabalhos viraram um calendário nos anos 40, época em que o conceito se transformava numa febre nacional e mundial. Todas as mulheres queriam ser sensuais como as mulheres retratadas por Alberto.
A popularização se deu com os clássicos pôster e calendários de pin ups girls ,onde elas aparecem com batom vermelho forte, pernas bem tornadas, decotes, e às vezes abraçando algum animal de estimação, como um cachorro São Bernardo, por exemplo.
Uma peça chave para o look Pin Up é o vestido de bolinha. Enfeites na cabeça como lenços e cabelo com topete completam o visual de uma autêntica Pin Up, além de tatuagens pelo corpo. Quanto mais, melhor.
Podemos dizer que as “Pin Ups” são os primeiros símbolos sexuais de que temos notícia.

Influência do cinema e do american way of life

O modo de via americano e a influencia que a pop art e cinema exerciam na vida as pessoas veio de encontro ao advento das Pin Ups. Aquelas lindas garotas retratadas em cartões postais, posters, revistas, ganhavam vida por meio da sétima arte. O público esperava ansioso para ver atrizes como Brigitte Bardott e Sophia Loren. Cintura fina, seios fartos, olhares provocantes, eram as características em comum.

As principais musas Pin Ups

Algumas mulheres marcaram pra sempre seu nome na cultura Pin Up. Sem sombra de dúvidas, entre todas elas, Betti Page pode ser considerada a rainha do estilo. Ela reinou absoluta na década de 50, quando surgiu, e até hoje é o principal nome desta arte de se vestir e fotografar.

No contexto atual, um nome dos mais cotados é o de Dita Von Teese. Incrivelmente sedutora, ela é conhecida pelas suas campanhas de lingeries, pro atuar como modelo e atriz e por já ter sido esposa do polêmico rockeiro Marilyn Mason.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.