Roupas anarcho-punk... Do que se trata?

Meados dos anos 70, Inglaterra... Quatro rapazes com seus cabelos arrepiados, guitarras distorcidas, letras de protesto contra a Rainha, e um deles, conhecido como Jonhy Rotten, entoava em plenos pulmões frases como “Deus salve a Rainha” e “Sem futuro para você”.

Tudo em um visual agressivo, com roupas rasgadas, jeans surrados, tênis converse, lenços e bandanas saindo dos bolsos das calças. Looks milimetricamente pensados pelo produtor e estilista da época, Malcom Maclarem. Eles eram os Sex Pistols de Sid Vicious, ícone do Punk inglês e companheiro da também estilista Vivienne Westwood.

Este era o visual estilo anarcho-punk, com suas características peculiares seja em roupas femininas ou roupas masculinas, que a partir daí tomou o mundo de assalto provocando uma verdadeira revolução no universo da moda e do comportamento.


De visual de protesto e revolta contra o sistema, o estilo anarcho-punk caiu feito uma luva na cena  fashion, para revolta de muitos punks ao verem seu estilo e visual, sendo aderidos à grande massa.

O punk muito mais presente em nosso dia a dia do que imaginávamos
Fato é que muito do que usamos hoje, teve sua origem no estilo anarcho-punk de se vestir, desde cortes de cabelos (quem não se lembra dos moicanos, um dos símbolos do anarcho-punk e hoje tendência?) até calças rasgadas, jaquetas de couro, rebites, patches, tênis all star, oriundo deste seguimento cultural que dialoga diretamente com as pessoas, muito mais presente em nosso cotidiano do que podemos muitas vezes nos dar conta.


Hoje o estilo anarcho-punk não faz mais parte de um gueto, e é usado por uma variável gama de pessoas, desde jovens punks de moicanos e cabelos coloridos que adotam o visual intencionalmente, como forma de se expressar e transmitir uma mensagem anti-sistema capitalista, inclusive criando suas próprias roupas, bandas de rock punks ou não, e pessoas comuns que adotam calças jeans, camisetas e tênis como seu visual básico.

Games e moda punk na internet

Os games e jogos de temática fashion são um verdadeiro viral em tempos de tecnologia avançada e internet.  O site Jogos de Moda (http://jogosdemoda.jogosk.com.br/Jogo-modapunk.aspx) disponibiliza ao internauta um aplicativo denominado Moda Punk.

Com um som punk rolando de fundo, nele é possível você clicar o mouse e arrastar  as roupas  para vesti-la, de acordo com o estilo desejado. Há até um skate entre os acessórios. Nada muito elaborado e até certo ponto, bem  infantil, no entanto, serve para pessoas que querem conhecer e ter um primeiro conato com o visual de roupas  do estilo.

Bandas para se inspirar

Da primeira geração punk, chamada de 77, nomes como Sex Pistols, Buzzcocks, The Clash, Uk Subs, entre outras, ilustram bem a atitude contestadora, tanto de visual quanto musical.

No Brasil, Cólera, Inocentes, Restos de Nada, Mercenárias e Ratos de Porão , são exemplos dos looks e comportamento punk.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.