Saiba tudo sobre o estilo holligan

Um estilo de forte tendência no cenário fashion e considerado clássico entre os demais estilos de moda, é o estilo hooligan. Encontrando correspondência direta com outros segmentos de moda e sub culturas como skinhead, rudeboys e rudegirls e até mesmo com o mod, o estilo hooligan é caracterizado pelos seus trajes que são compostos de botas e coturnos, permitindo combinações com suspensórios, tanto de roupas masculinas, quanto roupas femininas.
O uso do suéter sem manga, jeans apertado, camisas pólo e do xadrez também contextualizam o estilo hooligan de se vestir e aparece entre suas características principais. Sabe-se que o visual característico surgiu no mundo da moda por volta da década de 60. Propondo um novo código visual e uma proposta de “uniforme padrão” da juventude progressista inglesa daquela época.

Como tendência, sabemos que o visual hooligan está muito ligado em música ska, reggae roots, street punk e que acima da questão estética visual, propõe certas normas comportamentais que são adequadas ao jeito hooligan de ser.


O comportamento hooligan

Entre as características comportamentais, o culto ao futebol e à cerveja está entre os principais. Em eventos de moda, em shows musicais, nas ruas, nos pubs ingleses, nos bares em geral, se pode notar a presença da tribo urbana hooligan, e seu estilo expressado por meio de suas roupas femininas e masculinas e também pelo corte de cabelo, invariavelmente raspado dos homens, e das mulheres raspados deixando apenas as franjas e costeletas.
Algumas vezes o estilo hooligan é associado com acontecimentos violentos em partidas de futebol. Na verdade, muitos atribuem que esta generalização é equivocada, tendo em vista de se tratar de fatos que não correspondem ao estilo de ser e cultura hooligan, em si.
Muitas marcas clássicas encarnam o estilo hooligan e sub-culturas do estilo em suas mais variadas vertentes. Os hooligans boot boys eram conhecidos por popularizarem marcas como Lonsdale, Warrior, e por usarem muito a marca Adidas, enquanto os hooligans “suedehead” (título de uma canção do cantor inglês Morrissey, considerado um ícone da moda hooligan) aderem marcas como Fredy Perry.

Ícones da moda hooligan

O estilista Alexander McQueen foi um dos responsáveis em levar esta tendência de se vestir, as passarelas do mundo todo. Chamado de “o hooligan da moda inglesa”, o premiadíssimo designer fashion faleceu em 2010, mas sua marca na moda e no estilo hooligan, é indelével.
O cantor havaiano Bruno Mars, conhecido pelo seu incrível topete, é uma das estrelas da atualidade que representam muito bem o estilo.

Cinema hooligan

Embora a maior parte das temáticas sobre o hooligan no cinema esteja atrelada ás tretas de torcidas e gangues, você pode dar uma conferida nos seguintes filmes para sacar o visual hooligan de se vestir dos personagens, anotem ai nossas indicações:
The Football Factory (2004), Green Street Hooligans (2005), Cass (2008), Awaydays (2009) e The Firm (2009).
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.