Street art: conheça mais sobre este movimento de arte urbana

Ela engloba várias técnicas e maneiras de se expressar, consideradas como uma arte contestadora e atual, que dialoga diretamente com o público, com as pessoas, com a rua.
Sabe aquela afirmação que diz “Todo artista tem que ir onde o povo está”? No street art, ela é levada até as últimas consequências.
Imagine uma grande galeria de arte, daquelas que vemos nos filmes, na TV, ou já frequentamos ao vivo. Agora imagine esta galeria a céu aberto, sem teto, sem amarras. Esta galeria existe, ela se chama rua, e os artistas estão lá, muito embora você pode nem ter percebido.


Munidos de tintas, pincéis, cartazes, cola de Lamb Lamb e demais acessórios, os adeptos da street art tem a missão de coloris e trazer mais vida ao cinza das grandes e pequenas cidades do Brasil e do mundo.

Sticker, grafitte e stencil: algumas técnicas do street art

O sticker está entre um dos principais meios da propagação da arte “faça você mesmo”. Trata-se de um adesivo ou papel sulfite colado com cola de farinha (a famosa cola de Lamb Lamb feita em casa), e costuma ser colado desde semáforos até cabines telefônicas.
Estes adesivos mostram diversas tags (um tipo de assinatura do autor do desenho ou frase contida no sticker) e mostram na maior parte das vezes, frases questionadoras, reflexivas ou de protesto, ou tudo isso através de um desenho.
Já o stencil e o grafitte são técnicas mais vistas ou mais percebidas pelas pessoas. O stencil consiste de um molde vazado onde as latas de spray ou rolinhos de tinta preenchem o espaço em branco dando formas, a exemplo do grafitte.
Muita cor, imagens surrealistas, e questões existenciais são abordadas neste tipo e arte que esta bem ligada ao movimento hip-hop.
Se antigamente o grafitte era visto como vandalismo, hoje, nomes consagrados como “Os Gêmeos” são cultuados mundo afora, levando sua arte urbana para dentro de galerias de arte convencionais.

Arte urbana no Google: Google Art Projects

A face tecnológica do Google reservada ás artes, como o projeto do site Google Art Projetcs trás diversos museus de todo o mundo ao alcance de alguns cliques. A importância da arte de rua é tamanha, que até mesmo grafiteiros e artistas de street art brasileiros, como Haroldo Paranhos do coletivo SHN, fazem parte das páginas do projeto. Representando não apenas o Brasil, mas o street art para o mundo tecnológico.

Nomes importantes do street art mundial

Além dos já citados brasileiros Haroldo Paranhos e da dupla “Os Gêmeos”, há muitos nomes, anônimos ou não, que representam esta tendência artística no cenário. Banksy é um dos nomes mais citados na internet, principalmente por ninguém saber como ele é tendo em vista que jamais foi fotografado ou visto em ação. Ele representa bem o estilo de arte de Ra ativista e contestadora.  
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.