Negócios: a alma do empreendimento ainda é divulgação e propaganda

Você sentiu no mercado, a necessidade de algo que não existia. O ponta pé inicial para um novo projeto nasceu assim, e aos poucos, você soube como ninguém, desenvolvê-lo e colocá-lo no mundo. Mas poucas pessoas ou quase ninguém conhece o seu produto.
Este é o grande erro que muitos ainda insistem em cometer: não divulgar de maneira efetiva o seu produto. Mais que isso, em tempos onde há tantas ferramentas disponíveis para tal finalidade, e onde vivemos a febre das redes sociais e rápida proliferação do efeito viral, este equívoco é praticamente imperdoável.

Correndo atrás dos lucros, e não dos prejuízos

Ninguém quer perder a grana investida, muito menos ser mal sucedido em seus negócios, né? Para que seu produto dar certo, não basta ele ser bom, as pessoas precisam saber de sua existência e encontrar nele, uma utilidade.
Sendo assim, o primeiro passo é divulgar.

Divulgue-se

Do que adiantaria você ter a fórmula da pizza perfeita se ninguém sabe onde encontrar, tampouco onde fica sua pizzaria?
É preciso que você crie uma espécie de plano de divulgação, para que seu negócio atraia cada vez mais clientes.
Ponto chave para investir na divulgação e para se dar é fazer a pergunta básica:
“Meu produto, serviço, é aplicado a qual público?”. Isto é o mesmo que definir o seu público alvo. Por exemplo, suponhamos que seu negócio seja uma lanchonete focada em comida natural e vegana, sem produtos de origem animal. Seu público alvo num primeiro momento são pessoas vegetarianas/veganas.
É interessante pesquisar outros modelos de negócios já existentes, semelhantes ao seu, ver os que dão certo, os motivos do sucesso e mesmo do fracasso de outros projetos.
Ai surge o fio da meada: como chegar até este público? Onde encontrá-los? É exatamente aí que entra a divulgação! Que lugares este público costuma frequentar? É preciso que você chegue até eles, mapeando seus hábitos.

Táticas importantes

Quando se inicia o negócio, pode-se utilizar ferramentas no tocante ao auxílio tanto da divulgação quanto para atrair os novos clientes.
A melhor maneira de apresentar seu negócio ao público é criando um evento de lançamento. Faça convites, entregue panfletos, deixe alguns em pontos estratégicos, contrate um carro de som, anuncie no jornal, etc.
Faça promoções! Elas funcionam como um chamariz a qualquer negócio, principalmente àqueles no estágio inicial.
Invista no marketing direto. Nada mais é do que o envio de correspondências via mala direta. Pode até soar meio ultrapassado, mas é bem efetivo naquilo a que se propões. Invista também em e-mails de marketing direto.
A internet desempenha papel importante na divulgação do seu negócio. Um site oficial, perfil no Facebook e uma página oficial na rede, bem como marcar presença no Twitter , entre tantas outras plataformas, irão sem dúvida, alavancar seu projeto e torná-lo mais conhecido.
Reações:

2 comentários:

  1. Muito bom seu ponto de vista, Ygor.

    Quanto mais se divulga mais se tem chance de encontrar pessoas interessadas em nosso negócio.

    O importante é descobrir realmente onde o público alvo está, senão perde-se tempo e dinheiro.

    Você deixou um recado lá no Dihitt, por isso vim até aqui.

    Parabéns pelo blog e sucesso.

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    Respostas
    1. fICO FELIZ COM SUA VISITA JOSÉ.

      GRANDE ABRAÇO.

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