O que faz e quanto ganha um advogado na Petrobras?

Trabalhar na Petrobras é o sonho de muitos profissionais que pretendem como futuro uma estabilidade profissional, financeira e um bom salário. No cenário brasileiro a empresa tem se mostrado como uma boa opção para profissionais de diversas áreas, eté mesmo para os advogados. Se você é um profissional dessa área saiba que essa empresa pode dar grandes possibilidades e salário justo que talvez você não pudesse conseguir trabalhando em um escritório de advocacia.

O que o advogado precisa para trabalhar na Petrobras?

Para trabalhar como advogado na Petrobras você deverá ter concluído o curso de graduação em nível superior de bacharelado em Direito devidamente reconhecido pelo MEC (ministério da educação), secretarias e conselhos estaduais de educação, além de ter obrigatoriamente que possuir registro definitivo no respectivo conselho trabalhista da classe (nesse caso a OAB).


Outro requisito que deve ser bem esclarecido é que para se trabalhar como profissional do direto na Petrobras deve-se primeiramente ter passado em concurso público de ampla concorrência, já que a empresa pertence ao governo. Para entender melhor como funcionam as empresas pertencentes ao governo leia o artigo: O que são e como funcionam as empresas públicas.

Qual a função que o advogado irá desempenhar?

Depois de ter passado no concurso, o advogado ao iniciar suas atribuições na Petrobras irá desempenhar atividades como: Acompanhar, participar e elaborar documentos e peças processuais de natureza jurídica, realizando estudos especializados sobre temas e problemas jurídicos necessários à defesa dos interesses da Companhia, em conformidade com a legislação e as normas vigentes; além de representar a Companhia perante autoridades administrativas e Poder Judiciário, em questões de natureza jurídica, desempenhando de maneira assídua as causas que lhe forem atribuídas.

Como funciona a hierarquia na empresa?

Na empresa o advogado recém-passado em concurso público deverá começar desempenhar suas funções no cargo de advogado júnior. A companhia divide seus advogados em cargos de júnior, intermediário e sênior, dependendo de seu tempo de serviço e experiência.

Quanto posso ganhar?

Quanto a remuneração o advogado júnior da Petrobras começa com o salário de R$ 6.883,05. A esse valor é acrescido os seguintes benefícios: auxílio-creche ou auxílio-acompanhante (somente para empregada); auxílio-ensino (pré-escolar, ensinos fundamental e médio) para filhos; assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar) e benefício farmácia; Plano de Previdência Complementar; PAE - Programa de Assistência Especial (caso o administrador possua deficiência física ou possua filhos ou ainda empregados com deficiência); PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS EMPRESA; incentivo ao ensino superior para filhos de empregados que estejam realizando cursos requisitados nos processos seletivos públicos da Petrobras para os cargos de nível superior.

Repare bem que no parágrafo anterior fiz questão de colocar em maiúsculo a frase que diz que o empregado profissional em direito RECEBE uma PLR (participação nos lucros da empresa). Poucas empresas oferecem esse tipo de remuneração e muitas vezes esse valor que normalmente é pago de seis em seis meses é duas ou três vezes maior que o salário do mês. Isso quer dizer que a cada seis meses o advogado júnior receberá uma bolada que irá complementar a sua renda. Se contar apenas com os benefícios mensais o salário de um advogado iniciante na Petrobras pode chegar a quase R$ 10.000.

Ao passar no concurso terei estabilidade como um funcionário qualquer do Governo?

A grande desvantagem desse trabalho é que você fica a cargo da empresa com relação ao local de trabalho, estando dessa forma, sujeito a uma possível transferência que poderá ser para qualquer lugar do Brasil, a qualquer momento, isso dependerá apenas disposição da empresa (nesse caso você será avisado previamente). Sendo funcionário da Petrobras você será regido pela CLT e por isso terá carteira assinada como qualquer funcionário de empresa privada. A vantagem é que estará trabalhando para uma empresa do governo e por isso desfrutará de uma estabilidade que apenas é semelhante à desfrutada pelos funcionários do governo que trabalham em instituições (órgãos) do governo. Para entender isso melhor leia o artigo: A diferença entre uma empresa do governo e um órgão do governo.

E aí, está decidido seguir sua carreira de advogado na Petrobras?

Depois de tudo isso, o que você achou da Petrobras? É uma boa empresa para se trabalhar como advogado? Deixe aqui sua idéia sobre a empresa e ajude a formar a opinião de outras pessoas. Se você pretende fazer o concurso, boa sorte! Tenho certeza que com muita força de vontade, dedicação e disciplina você irá conseguir atingir o seu objetivo.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar a qualidade de nossas postagens.